Como reaproveitar óleo de cozinha usado

A São Luiz sempre preocupada com o meio ambiente, além de criar o Projeto Pró (Programa de Reciclagem do Óleo) dá algumas dicas de como reaproveitar o óleo de cozinha.

Você provavelmente sabe ou já ouviu falar sobre o mal que o óleo de cozinha faz à saúde, certo? Mas você sabia que sua reutilização no preparo de alimentos pode agravar ainda mais os malefícios? Segundo a nutricionista Talita Nascimento, essa prática produz elementos tóxicos que podem causar doenças degenerativas, cardiovasculares e envelhecimento precoce.

Mas não é só na saúde que a reutilização do óleo de cozinha interfere negativamente, por causa do gás metano (um dos principais causadores do efeito estufa) que ele libera na atmosfera quando está se decompondo, seu descarte consciente é essencial e tem se tornado um tema de sustentabilidade cada vez mais frequente.

oleo-1
Hoje, muitas cidades contam com instituições que fazem a coleta de óleo para reciclá-lo depois (Foto: Shutterstock)

Hoje, muitas cidades contam com instituições que fazem a coleta de óleo para reciclá-lo depois. No entanto, esse reaproveitamento também pode ser feito na sua própria casa, gerando um combo de benefícios, como a proteção do meio ambiente, a desobstrução dos canos e ralos da casa, que não vão entupir de forma tão fácil, e uma ajuda na economia da família, se você seguir as dicas abaixo, onde Talita Nascimento ensina a transformar o ingrediente em  vela.

Vela de óleo de cozinha usado

oleo-4
É possível reaproveitar o óleo de cozinha dentro de casa (Foto: Shutterstock)

As velas podem funcionar como um objeto de decoração e ser úteis para aromatizar o ambiente.

Você vai precisar de:

● Um recipiente ou jarra
● Óleo de cozinha usado
● Arame
● Pavio
● 2 gotas do óleo essencial de sua preferência

Para esta receita, você precisará filtrar o óleo de cozinha usando um pano, para ficar com o óleo puro e sem resíduos. Faça uma base enrolando o arame no centro do recipiente, para que ele possa segurar o pavio.

Com o arame no centro e o pavio posicionado no alto dele, despeje o óleo de cozinha usado, com cuidado para não encher tudo, pois o final do pavio deve ficar sobre o óleo. A vela já está pronta. Agora é só adicionar as gotas do óleo essencial que você mais goste para obter um aroma mais agradável.

oleo-3
É preciso tomar cuidado onde será descartado o óleo de cozinha usado (Foto: Shutterstock)

Fonte: Revista ZAP Imóveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s