Proteja seu animal de estimação contra perigos do jardim

Quem gosta de ter um jardim bem cuidado em casa fica arrepiado só em imaginar o bicho de estimação arruinando toda a grama. Horas e horas dedicadas à jardinagem e, em minutos, o cachorro resolve cavar a terra e destruir todo o visual. Já imaginou?

Little golden dog
Evite que os bichos de estimação comam plantas, pois elas podem ser tóxicas a eles (Fotos: Thinkstock)

Apesar de parecer um desastre ter o jardim desfeito pelos animais, são os pets que mais sofrem com a bagunça provocada por eles mesmos – além das flores, é claro. Plantas tóxicas e espinhosas podem causar doenças e, algumas vezes, até a morte dos bichinhos.

Plantas como Comigo-ninguém-pode, Coroa de Cristo, Copo de Leite, Bico de Papagaio, Unha-de-gato, Aloe Vera (babosa), Tremoço, Tulipa, Samambaia, Azaleia, Chapéu de Napoleão, Espada de São jorge, Jasmin e Lírio da Paz estão na lista das que podem causar problemas de saúde aos animais.

“Algumas plantas causam alterações gastrointestinais, outras dermatites e algumas, como a erva-do-rato, pode causar até mesmo a morte súbita”, alerta Janaína dos Reis, médica veterinária da Mister Vet Centro Veterinário.

Gardening
Ao planejar a jardinagem, dê preferência para os adubos naturais, caso tenha animais em casa

Determinados adubos também podem ser extremamente tóxicos, como é o caso da Torta de Mamona, de acordo com a profissional. “Quem tem pets em casa deve dar preferência a adubos naturais, pois os que são à base de substâncias químicas são mais perigosos, podendo causar quadros hemorrágicos”, diz Janaína.

“A ingestão de terra pode causar tétano, salmonelose e botulismo”, afirma a veterinária. Ao saber disso, o proprietário que quiser ter jardim em casa tem que evitar que seu animal de estimação coma este tipo de substância.

As mantas colocadas por baixo da grama, segundo a veterinária, são tóxicas, portanto é preciso evitar que o animal encontre uma oportunidade de comê-las. Plantas espinhosas também apresentam perigo. “Se o pet estiver correndo e bater em um arbusto com espinhos, pode lesionar os olhos”, lembra a profissional.

“Animal cansado é animal feliz”, enfatiza Janaína. A veterinária afirma que os animais não vão ter disposição para destruir nada se estiverem felizes. A dica da especialista é investir a energia dos bichinhos em passeios, brincadeiras e outras atividades positivas, assim eles estarão cansados demais para arruinar o jardim.

cat
Primeiros sinais de intoxicação por plantas são: vômitos, diarréia e salivação

Piscinas – Algumas casas têm piscinas perto do jardim, portanto colocar uma proteção sobre elas também é uma atitude sensata para que não ocorra um acidente com animais e crianças. “Existem alguns modelos disponíveis no mercado que cobrem este ambiente e é possível, dependendo do peso, até mesmo andar sobre tal cobertura”, diz a veterinária, que também aconselha como opção de precaução utilizar cercas em volta deste espaço.

Para proteger o jardim para que o animal não o estrague, o paisagista Carlos Lopes sugere colocar uma cerca viva no local, com espécies que não sejam tóxicas aos bichinhos. “Plante mudas em fileiras, uma do lado da outra na distância de cerca de 30 centímetros, para que elas, ao crescerem, façam um fechamento vegetal”, orienta o profissional.

Fonte: Revista Zap Imóveis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s