Saiba como montar uma mesa para fondue em casa

Criado na Europa, prato simples e elegante é servido em panelas sobre a mesa.

Com a aguardada queda nas temperaturas em todo o País, uma boa opção de prato simples e fácil de se fazer em casa é o fondue. De origem suíça, italiana e francesa, é conhecido por vir servido de queijo do tipo Gruyére ou Emmental, derretidos com vinho em uma tigela comunitária.

O acompanhamento fica à cargo de pedaços de pão, batata ou mesmo cenoura – todos ‘molhados’ no queijo e comidos. A panela fica sobre uma chama, proporcionada por uma vela ou um queimador, que mantém o queijo derretido e aquecido.

No Brasil, tornou-se comum que outros ingredientes também sejam servidos no fondue. Carne e chocolate estão entre os mais comuns, além do tradicional queijo.

mesa_founde
Uma mesa decorada para receber os amigos na hora de servir o fondue faz toda a diferença (Foto: Reprodução/Pinterest)

Servir um fondue em casa é relativamente simples. Além do equipamento apropriado, com a panela, os garfos longos e o rechaud, que pode ser aceso com álcool gel ou fluido próprio, basta colocar pratos e talheres para os convidados desfrutarem da comida.

Como a refeição não é servida diretamente no prato, eles devem ser menores, ou mesmo substuídos por placas de metal para um toque diferente. Pratos muito grandes vão dificultar a movimentação na mesa, já que é necessário pegar pães e molhos o tempo todo.

fondue
Pequenos recipientes ajudam a deixar a mesa mais organizada (Foto: Reprodução/Pinterest)

No entanto, vale reservar atenção a alguns detalhes. Se a ideia é oferecer vários tipos de fondue, cada um deles deve ser servido em uma panela separada. O de queijo, por exemplo, vai melhor em panelas esmaltadas ou com antiaderente, já que costuma grudar um pouco mais. O mesmo serve para o de chocolate. Isso vai facilitar muito a limpeza dos componentes depois do almoço ou jantar. Já o fondue de carne, pode ser servido em panelas convencionais, como as de ferro.

O rechaud, apesar de quente, não costuma ficar em contato direto com a mesa, além de não chegar a temperaturas muito altas. Por isso, dificilmente vai danificar esta superfície. Acender o queimador também é simples. Com um fósforo ou isqueiro, basta aproximar a chama da boca da peça para que o fogo brando comece.

decor_fondue
Se for servido mais de um tipo de fondue é preciso que eles sejam colocados em panelas diferentes (Foto: Reprodução/Pinterest)

Pequenos recipientes com outros tipos de molho, além do servido na própria panela do fondue, darão variedade à mesa. Mas cuidado com a superlotação. Pode ser melhor usar de um aparador lateral, já que a mesa “congestionada” pode complicar a refeição.

Moedores de sal e pimenta bem à vista vão incentivar os convidados a tirarem mais sabor do fondue de carne, por exemplo, de acordo com a chef de cozinha Priscila Mendes. Já o fondue de chocolate fica perfeito com alguma variedade de frutas disponíveis. Aposte em bananas, morangos e até kiwis cortados para um fondue saboroso.

Fonte: Zap Imóveis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s